Mar Morto - Dead Sea
A 400 metros abaixo do nível do mar, o Mar Morto, é o ponto mais baixo na superfície do globo. Chamado, no Velho Testamento, o Mar do Sal, ele é a bacia da secção setentrional do Grande Vale da Fractura, que principia na Síria e chega no final ao Quénia a à Tanzânia, na África Central.
O lago tem 76 km de extensão e 430 metros de profundidade. Com a elevada pressão atmosférica e as altas temperaturas durante todo o ano, o mar evapora muito rapidamente. Embora seja alimentado constantemente de água fresca do Rio Jordão e das nascentes próximas, a evaporação é tanta que o Mar Morto tem um conteúdo de mais de 30% de sal (mais 10 vezes a salinidade do Mediterrâneo). Os sais são, na realidade, uma mistura de muitos minerais, tão densa, que mantêm uma pessoa a boiar. Chama-se Mar Morto porque se pensava que não existia nenhuma espécie de vida na sua água. Sabe-se agora que há uma abundância de micro-organismos, que encontraram no sistema ecológico único do Mar Morto, um habitat atractivo. As suas águas, ricas em minerais, têm atraído os seres humanos, há muitas gerações, para banhos terapêuticos de água e lama.
Read MoreO lago tem 76 km de extensão e 430 metros de profundidade. Com a elevada pressão atmosférica e as altas temperaturas durante todo o ano, o mar evapora muito rapidamente. Embora seja alimentado constantemente de água fresca do Rio Jordão e das nascentes próximas, a evaporação é tanta que o Mar Morto tem um conteúdo de mais de 30% de sal (mais 10 vezes a salinidade do Mediterrâneo). Os sais são, na realidade, uma mistura de muitos minerais, tão densa, que mantêm uma pessoa a boiar. Chama-se Mar Morto porque se pensava que não existia nenhuma espécie de vida na sua água. Sabe-se agora que há uma abundância de micro-organismos, que encontraram no sistema ecológico único do Mar Morto, um habitat atractivo. As suas águas, ricas em minerais, têm atraído os seres humanos, há muitas gerações, para banhos terapêuticos de água e lama.